segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

RIMAS

RIMAS
Rima é uma conformidade ou coincidência de fonemas,geralmente a partir da última vogal tônica de cada verso.
Outra informações sobre rimas, no link deste site,
A MAGIA DOS SONETOS / RIMAS, ALMA DOS SONETOS.
Os versos, quanto à rima, podem ser: consoantes, assonantes ou soltos, conforme os exemplos:

Exemplo de rimas consoantes:

Olha estas velhas árvores, mais belas
Do que as árvores novas, mais amigas;
Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedoras da idade e das procelas... Olavo Bilac)
No exemplo acima, a coincidência de fonemas é perfeita, a partir da última vogal tônica: belas procelas e amigas antigas.

Exemplo de rimas assonantes:

São ondas mesmo ou bailarinas?
São ondas mesmo ou raparigas? (Augusto Frederico Schimidt)

RIMAS QUANTO AO ACENTO TÔNICO

Óia ai, tchurma, encontrei, achei interessante e repasso
Quanto ao acento tônico, as rimas podem ser:
Aguda ou masculina, quando os vocábulos em rima são oxítonos,
tipo não predominante em Português. Ex.:
Era uma mosca azul, asas de ouro e granada,Filha da China ou do Indostão, Que entre as folhas brotou de uma rosa encarnada Em certa noite de verão. Machado de Assis)

No caso, são agudas as rimas do segundo com o quarto verso: Indostão e verão.
Grave ou feminina, quando os vocábulos em rima são paroxítonos, tipo predominante em Português, que é língua de ritmo trocaico ou grave. Ex.:

Atravessaste no silêncio escuro
A vida presa a trágicos deveres
E chegaste ao saber de altos saberes
Tornando-te mais simples e mais puro. Cruz e Souza )

No caso, são graves todas as rimas do quarteto: escuro com puro, e deveres com saberes. Aliás, nos sonetos de Cruz e Sousa, todas as rimas são sempre graves, ajustando-se bem ao ritmo predominantemente trocaico de nossa língua.
Nos Lusíadas, Camões escreveu 8.616 versos, apresentando apenas 471 com rimas agudas. Os números são eloqüentes, indicando a predominância da rima grave ou do verso de base paroxítona em nossa língua.
Esdrúxula, quando os vocábulos em rima são proparoxítonos, tipo pouco freqüente em nossa língua. Ex.:

Solar de luz de escadarias mágicas!
palácio claro! ergui-te a tanto esforço
que as tuas salas me parecem trágicas
e o teu zimbório pesa-me no dorso! (Murilo Araújo)

No caso, são esdrúxulas as rimas do primeiro com o terceiro verso: mágicas e trágicas.

Rima completa e rima incompleta

Quanto à estrutura fonológica, a rima pode ser completa ou incompleta.
É completa (rima consoante), quando a homofonia é, ao mesmo tempo, vocálica e consonântica, a partir da vogal tônica. Ex.:

Vai-se a primeira pomba despertada
Vai-se outra mais ... mais outra ... enfim dezenas
De pombas vão-se dos pombais apenas
Raia sanguínea e fresca a madrugada. (Raimundo Correa)

No caso, despertada rima com madrugada, e dezenas rima com apenas,não havendo coincidência das consoantes de apoio da vogal tônica. Aliás, quando se verifica essa coincidência, há certa monotonia nas rimas, como se vê neste exemplo de Goulart de Andrade, aliás pouco seguido nessa inovação de origem francesa:

De pé, no promontório, encravado na bronca
penedia, onde o mar atropelado ronca,
ribomba, estoura, estruge, espouca, estronda, esbarra,
abandonado avulta o vigia da barra!
Õ naus, podeis entrar! Podeis vir, exilados
peixes que leis buscar abrigo em outros lados

Veja-se ainda este exemplo de Alberto de Oliveira:

Outrem é que devia ser o eleito,
Não eu, eu que a adorava antes de vê-la,
Eu que a chamei chorando de meu leito ...

A rima é também completa quando a homofonia é só vocálica, por não haver consoantes após a vogal tônica. Ex.:

Amo-te, ó cruz, até, quando no vale
Negrejas triste e só,
Núncia do crime, a que deveu a terra
Do assassino o pó (Alexandre Herculano)

No caso, há somente homofonia vocálica na rima de só com pó. A rima é incompleta quando há homofonia vocálica e diversidade nas consoantes, sempre a partir da vogal tônica (rima assonante) . Ex.:

Em minha mão, mais fresca que uma concha,
suspende aos olhos do Senhor
as lágrimas de fel da pobre monja
que amou demais o seu amor. (Guilherme de Almeida)

No exemplo acima, os vocábulos concha e monja apresentam homofonia vocálica:
[ õ ] e [ a ] com diversidade de consoantes.

Quando há homofonia consonântica e diversidade vocálica, a rima também é incompleta. Ex.:
Do século das letras lusitanas,
e nas páginas férteis dos latinos. (Almeida Garret)

No caso, os vocábulos lusitanas e latinos apresentam homofonia consonântica:
[ t ], [ n ], e [ s ] mas diversidade vocálica. Veja-se ainda este exemplo dE Fernando Pessoa:

Não só vinho, mas nele o olvido, deito
Na taça: serei ledo, porque a dita ...

Além desses casos, há um tipo particular de rima incompleta, caracterizado pela variação da vogal tônica, e a que daremos o nome de rima contra-assonante em harmonia vocálica. Ex.:

No cais batido de ventos,
os bêbados cambalearam.
Nas ruas mortas, os bêbados
entre sombras se perderam.
Tateantes, cansados, trôpegos,
das angústias que beberam,
os bêbedos, cambaleando,
elas estradas erraram.

Depois, caídos nas poças,
nos valados, nas sarjetas,
fundamente adormeceram.
O mundo ficou distante,
as estrelas se apagaram.
E eles nada mais sofreram... ( Tasso da Silveira )

No soneto acima, em versos de redondilha maior, vocábulos em -aram rimam com vocábulos em -eram, ariando a vogal tônica.

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